Salmão Ballônia – de restaurante, em 15 minutos

Essa foi extra ultra rápida. Em exatamente 25 minutos, fui do tempero do salmão ao prato servido.

Segunda-feira, dia em que eu dispensei a faxineira porque ela estava muito gripada e na quinta anterior ela já havia passado a gripe para o bebê. O que significa que a limpeza da casa ficou sob a minha responsabilidade.

Mas o dia rendeu. O filhote ajudou e participou da faxina, pulando e “cantando”do berço, enquanto a mãe dele (eu) ficava dançando pela casa de esfregador e pano na mão. TRabalho finalzado, deu vontade de cozinhar alguma coisa gostosa para o maridão. Só que eu tinha “pouquissíssimo” tempo.

O livro inspirador

A carne que descongela mais rápido é o peixe. Então, peguei dois filés de salmão. A receita inspiradora é do Jaime Oliver, no seu livro A Revolução na Cozinha (custa R$ 54 em média nas livrarias online).  O prato dele se chama Salmão assado em cartuchos de papel alumínio, vagem e pesto (Ufa!). A minha adaptação ficou mais simples: Salmão Babilônia. Vocês saberão em breve o porquê.

O que eu mudei na receita? Váaaaaarias coisas:

1. Eu não tinha vagem. Então usei metade de uma lata de ervilhas e metade de um vidro de champignons que estavam abertos na geladeira

2. Não tinha limão (muito menos Sciciliano). Usei um pouquinho de vinagre branco no lugar (mas bem pouco – uma colher de sopa nos dois filés de salmão)

3. Não tinha molho pesto. Então esmaguei um punhado de manjericão no azeite e acrescentei queijo ralado

O resto (se é que sobrou algo) fiz igual: papel alumínio, as ervilhas + champignon, o salmão sobre os legumes e o pseudo-pesto sobre o peixe. Fechei e foi para o forno por exatos 15 min.

Para acompanhar, eu coloquei umas batatas para cozinhar. Quando elas estavam “al dente”, coloquei numa assadeira, joguei azeite e sal por cima e as coloquei no forno por uns 5 min.

Olha que prático para servir

Ficou bem bom. Salmão suculento, tempero bom e batatas assadinhas. O maridão aprovou bastante, levou 25 minutos tudo e ainda não tinha panela para lavar (vantagem extra do papelote de papel alumínio)

Deixe um comentário

